Colégio Caminho das Letras

        

REGIMENTO INTERNO

O presente regimento interno foi elaborado conforme as Resoluções do Conselho Estadual de Educação; o Regimento Escolar, Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e Projeto Político Pedagógico desta instituição de ensino.                                                                                                                
      Conforme contrato de prestação de serviços assinado no ato da matrícula fica o aluno sujeito ao cumprimento do presente regulamento e ainda conforme o Regimento Escolar para admissão, na qualidade de aluno, o candidato deverá satisfazer as exigências e os requisitos previstos.

1-       Início das aulas

Dia 24 de janeiro de 2022 – Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II Fase.

2-       Horário das aulas:

Manhã:

- Educação Infantil ao 5º ano - das 07h às 11h15min
- 6º ao 9º ano -  das 07h às 11h30min 

Tarde:

- Educação infantil ao 5º ano - das 13h às 17h.

3-       Entrada das crianças:

O portão só será aberto 15 min antes do início das aulas.
- A escola só se responsabiliza pelos alunos que tenham entrado nas dependências da escola nos horários determinados para as atividades curriculares e extracurriculares.

4- Pontualidade:

É permitido ao aluno entrar com atraso 3 (três) vezes por semestre desde que com a justificativa do responsável na secretaria da escola. Após o limite de 3  ( três ) entraremos em contato com a família e solicitaremos que busquem o aluno.
- Ressalva para exames laboratoriais, médicos ou outro motivo justo desde que comprovado com documentos pelo responsável.   
- É obrigação da família fazer com que o aluno compareça à escola devidamente uniformizado, cumpra o calendário escolar, horários estabelecidos pela escola, assumindo total responsabilidade pelos problemas advindos da não observância destes.

5- Saída das crianças:

Se a criança pode deixar a escola sozinha, assinem a autorização no ato da matrícula.
- Uma observação importante para os responsáveis que enviam outras pessoas para buscá - la: apresente- nos com antecedência as pessoas que podem acompanhar seu filho.                                                  
 - Não aceitamos bilhetes, telefonemas ou documentos, reservamos o direito de não liberá - lo.          
 - Não aguardem o aluno dentro do carro, é mais seguro buscá-lo no portão.
- A escola se isenta de qualquer responsabilidade quando da saída de alunos com outras pessoas autorizadas pelo responsável.
- Conforme, cláusula primeira e segunda. Não estão incluídos neste contrato e na anuidade escolar os SERVIÇOS ESPECIAIS de permanência do aluno após as 11h15min e 17h15min, que serão objeto de ajuste à parte.

6 - Identificação Familiar:

- A escola não permite a permanência de pais, familiares, amigos no interior de suas dependências para conversar com o beneficiário(a), assistir aulas, fotografar ou filmar atividades individuais ou coletivas ou ainda qualquer outro motivo não descrito neste; salvo em atividades programadas pela escola e comunicada anteriormente.
- Os pais que não tem guarda conjunta do aluno deverão procurar a secretaria da escola, a fim de apresentar documentação judicial referente, bem como informar formalmente a escola acerca de eventuais proibições e restrições, não se responsabilizando a escola por quaisquer fatos que resultem da não observância da presente obrigação.

7- Uniforme:

A partir da data estabelecida pela Direção Escolar em comunicado enviado para os pais ou responsáveis: o uso do uniforme diariamente será obrigatório.

- Educação Infantil e Ensino Fundamental I (maternal ao 5º Ano) – camiseta e bermuda ou short saia do estabelecimento escolar.
- Ensino Fundamental II (6º ao 9º Ano) – camiseta, calça, bermuda ou saia jeans na cor azul sem bordados, rasgado, pintado ...
- Não é permitido para os alunos o uso de: bonés, touca, capuz, gorro, em espaço físico da escola e também camisa, camiseta, blusa sobre a camiseta de uniforme da escola.
- Na disciplina de Educação Física o professor passará o tipo de roupa no primeiro dia de aula.
- O uniforme é condição de frequência, ficando o aluno sujeito a não assistir aulas ou participar de atividades por  falta de uniforme, como também se o uniforme fugir ao padrão: cor, modelo, tamanho da camiseta ou bermuda, rasgado, pintado...

8 - Avaliações:

A média anual para aprovação é 6,0 em cada componente curricular (disciplina).

- A avaliação segue o Regimento Escolar.
- Para a obtenção da média 6,0 avalia-se a aquisição de conhecimentos em testes, nos trabalhos individuais e de grupo, seminários, tarefas diárias, participação, criatividade, socialização, iniciativa e comunicação. 

9 - 2ª chamada

Com atestado médico e similares: com a devida justificativa da falta do aluno, ( atestado médico ou similares) pelos seus responsáveis, com solicitação por escrito, na secretaria das escola, feita no prazo de 24 hs após a aplicação da avaliação.

Faltas em avaliações sem apresentação de atestado médico ou similares: a solicitação da 2ª chamada será feita no prazo de 24 hs na secretaria da escola mediante justificativa dos pais ou responsáveis pelo aluno e do pagamento da taxa de 2ª chamada.

10 - Recuperação paralela:

- O aluno terá direito a uma nova avaliação que será realizada após o resultado da avaliação bimestral, não haverá aula de reposição de conteúdo.

11- Avaliação final:
A avaliação final ( recuperação especial ) será realizada após o encerramento do IV Bimestre e quando a média anual (MA) for inferior a 6,0.

12 - Material:

- Livros literários e paradidáticos: Devem ser adquiridos no tempo marcado para sua leitura. Constam em lista e por isso fica a critério do professor a data de início do trabalho.
- Arte: Cada aluno deve apresentar o material necessário solicitado pela(o) professora(o). A reposição do material de arte é de responsabilidade dos pais.
- A Agenda Escolar  - O uso da agenda escolar é obrigatório todos os dias sendo o professor da 1ª aula fará a verificação da mesma. Caso o aluno esqueça a agenda, será advertido verbalmente e comunicado a direção escolar. Na segunda incidência o aluno será advertido formalmente e ao completar a 3ª ficará suspenso das aulas, permanecendo na escola (fazendo atividades fora da sala de aula).
- Os responsáveis devem adquirir o material conforme a lista fornecida no ato da matrícula e entregá-los nas datas previstas, ficando o aluno sujeito a não participar das atividades escolares enquanto a solicitação não for atendida.

13 - Uso do classificador:

A escola não recomenda o uso do classificador aos alunos até o 6º ano.

14 - Aulas de campo:

Para o aluno participar das aulas de campo ou atividades sociais e ou culturais fora da escola, é necessário a assinatura da autorização pelos pais ou responsáveis e o pagamento das despesas com transporte, alimentação e ingressos.
- É importante a participação, pois cada atividade está diretamente ligada ao conteúdo ministrado na sala de aula.
- É fundamental que o aluno se apresente na hora marcada para a saída. Ficamos desobrigados a retardar a saída esperando alunos com atraso.
- O aluno que mantiver indisciplina contínua na escola, fica sujeito a não participar das atividades deste gênero.

15 - Encontro pedagógico com os pais ou responsáveis:

É muito importante que os pais ou responsáveis participem de todos os encontros propostos e que também atendam ao chamado da escola sempre que necessário.
- A escola está sempre a disposição para o atendimento aos responsáveis pelo aluno. Agendem por telefone sua conversa com a coordenação.

16- Aniversário das crianças:

- A escola não dispõe de um espaço para comemoração dos aniversários dos alunos da educação infantil e Ensino Fundamental e geralmente é feito dentro da sala de aula. Os responsáveis deverão procurar com antecedência a Direção Escolar para agendar.

17 - Lanche:

A criança pode trazer o lanche de casa ou comprar na cantina da escola.

18 - Atendimento médico - hospitalar e urgências / medicamentos  

Quando um aluno sofre qualquer acidente na escola, a primeira providência é o contato com o responsável. Caso não seja encontrado, a escola providencia os primeiros socorros.
- A escola não medica alunos. O uso de uma medicação inadequada traz graves consequências.
- Necessitando que a professora medique o aluno, favor enviar o medicamento, a receita médica ou autorização na agenda, por escrito e devidamente assinada pelo responsável, contendo o nome do medicamento, horário e dosagem do mesmo.

19 - Disciplina e ordem:

A escola tem dedicado muita atenção a estes itens, porque são geradores de um bom aproveitamento escolar.
 - É necessário que o aluno tenha limites e para isto o apoio da família é fundamental, compreendendo e apoiando as atitudes da escola, conhecendo o Regimento Escolar e o Projeto Político Pedagógico:
- O Projeto Político Pedagógico contém detalhadamente as ações que a escola aplica aos alunos que apresentam atitudes comportamentais inadequadas.

20 - Faltas graves: na parte do Regimento escolar. É vedado ao aluno. 

1- Brigas ou formação de grupos para algazarras no interior da escola e ou imediações.
2- Reincidência na indisciplina.
3- Brincadeiras de mau gosto com consequências imprevisíveis e ou qualquer atitude que caracterize bulling.
4- Faltar aulas intencionalmente.
5- Desacatar a direção, coordenação, professores, colegas e demais colaboradores da escola.
6- Falsificação de documentos e/ou assinaturas como também a não entrega de comunicados aos pais.
7- Desrespeito à integridade moral e pessoal de colegas, direção, coordenadores, professores e demais colaboradores da escola, inclusive por meio eletrônico ou redes sociais.  
8- Danos ao patrimônio da escola e/ou terceiros.
9- Sair e adentrar a escola sem permissão.
10- Demonstrações de namoro na escola e imediações.
11- Fraudes durante as avaliações.
12 – Uso de celular, mp3, tablets e demais dispositivos eletrônicos na sala de aula. Salvo com a autorização do professor junto a Direção Escolar para fins de trabalhos e apresentações.

21 - Medidas educativas aplicadas ao aluno com atitudes comportamentais inadequadas:

1- advertência verbal 
2- advertência escrita
3- reunião com a família / assinatura do Termo de Conduta pelos pais
4 - suspensão / assinatura do Termo de Conduta pelos pais
5 - apreciação do Conselho de Classe para avaliação da conduta disciplinar e da sua permanência na escola
transferência pedagógica.

22 - Objetos que são esquecidos na escola:

Quando encontrados, são entregues na secretaria da escola para a devida devolução.
- A escola não se responsabiliza e não indeniza pelas perdas.
- Pede-se que alunos não tragam para a escola objetos de valor e não deixem os mesmos nas escadas, bancos e corredores.
- Cada aluno é responsável pelos objetos trazidos para a escola e também pelos objetos e ou materiais didáticos que emprestam a outros alunos.

23 - Objetos/ materiais estragados pelo aluno:

É de inteira responsabilidade do responsável pelo aluno, o custo do conserto de todos os objetos ou materiais estragados pelo mau uso: cadeiras, mesas, saboneteiras, paredes pichadas, etc... em suas dependências como também de terceiros: colegas, professores e demais colaboradores.
- Caso haja algum dano o valor do conserto será adicionado e cobrado no boleto da mensalidade seguinte.

24 - Tarefas de casa:

O aluno tem tarefa de casa diariamente, se não acontecer assim, procure a coordenação para esclarecimentos. - Verifiquem diariamente a agenda do aluno.
- Os trabalhos entregues após a data marcada recebem menor valor na avaliação.

25 - Conselho de Classe:

- O conselho de classe é soberano em sua decisões, conforme legislação vigente,  para fins de avaliação do processo de desenvolvimento dos alunos como também das sanções nas medidas educativas.
- No calendário escolar estão previstos no final de cada bimestre.  

26 - Atividades esportivas:

As atividades esportivas do currículo escolar são realizadas no horário de aula.
- A educação física do 6º ao 9º ano é obrigatória, o aluno somente é dispensado com atestado médico.
- As aulas são ministradas no período matutino.

27 - Agenda escolar:

A agenda escolar é de uso obrigatório por conter espaço próprio para a utilização dos professores, pais, coordenadores e também informações pedagógicas importantes para o ano letivo.
- Faz parte da lista de material do aluno. 

28 - Comunicados enviados aos pais:

Os comunicados enviados aos pais dos alunos do maternal ao 5º ano são anexados na agenda e dos alunos do ao 9º ano são entregues aos alunos na sala de aula.
- É de inteira responsabilidade dos pais verificarem diariamente os comunicados da escola.

29 - Período integral:

                O período integral é um evento opcional, para participar o aluno tem que estar devidamente matriculado no ensino regular. Maiores informações na secretaria da escola.


30 - Sistema de Circuito Fechado (câmeras de segurança) 

A escola possui - Sistema de Circuito Fechado (câmeras de segurança).
- Todas as imagens são de caráter sigiloso/confidencial, os arquivos são restritos à escola, salvo ordem judicial.
Senhores pais, a participação do Colégio Caminho das Letras como parceira na formação de seu filho muito nos alegra.
O presente Manual da Família foi elaborado para que possam acompanhar as atividades escolares e também conhecer o funcionamento da escola.

Agradecemos a sua confiança.                                                                                                   
Alanan Marques de Souza Silva
Diretora geral