Colégio Caminho das Letras
O
presente regimento interno foi elaborado conforme as Resoluções do Conselho Estadual
de Educação; o Regimento Escolar, Contrato de Prestação de Serviços
Educacionais e Projeto Político Pedagógico desta instituição de ensino.
Conforme contrato de prestação de
serviços assinado no ato da matrícula fica o aluno sujeito ao cumprimento do
presente regulamento e ainda conforme o Regimento Escolar para admissão, na
qualidade de aluno, o candidato deverá satisfazer as exigências e os requisitos
previstos.
1-
Início
das aulas
Dia 24 de janeiro de 2022 – Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II
Fase.
2-
Horário
das aulas:
Manhã:
-
Educação Infantil ao 5º ano - das 07h às 11h15min
- 6º ao
9º ano - das 07h às 11h30min
Tarde:
-
Educação infantil ao 5º ano - das 13h às 17h.
3-
Entrada
das crianças:
O
portão só será aberto 15 min antes do início das aulas.
- A
escola só se responsabiliza pelos alunos que tenham entrado nas dependências da
escola nos horários determinados para as atividades curriculares e extracurriculares.
4-
Pontualidade:
É
permitido ao aluno entrar com atraso 3 (três) vezes por semestre desde
que com a justificativa do responsável na secretaria da escola. Após o limite
de 3 ( três ) entraremos em contato com a família e solicitaremos que
busquem o aluno.
-
Ressalva para exames laboratoriais, médicos ou outro motivo justo desde que
comprovado com documentos pelo responsável.
- É
obrigação da família fazer com que o aluno compareça à escola devidamente
uniformizado, cumpra o calendário escolar, horários estabelecidos pela escola,
assumindo total responsabilidade pelos problemas advindos da não observância
destes.
5-
Saída das crianças:
Se a
criança pode deixar a escola sozinha, assinem a autorização no ato da
matrícula.
- Uma observação
importante para os responsáveis que enviam outras pessoas para buscá - la: apresente- nos com antecedência as pessoas que podem
acompanhar seu filho.
- Não aceitamos bilhetes, telefonemas ou
documentos, reservamos o direito de não liberá - lo.
- Não aguardem o aluno dentro do carro, é mais
seguro buscá-lo no portão.
- A
escola se isenta de qualquer responsabilidade quando da saída de alunos com
outras pessoas autorizadas pelo responsável.
-
Conforme, cláusula primeira e segunda. Não estão incluídos neste contrato e na
anuidade escolar os SERVIÇOS ESPECIAIS de permanência do aluno após as 11h15min
e 17h15min, que serão objeto de ajuste à parte.
6 -
Identificação Familiar:
- A
escola não permite a permanência de pais, familiares, amigos no interior de
suas dependências para conversar com o beneficiário(a), assistir aulas,
fotografar ou filmar atividades individuais ou coletivas ou ainda qualquer
outro motivo não descrito neste; salvo em atividades programadas pela escola e
comunicada anteriormente.
- Os
pais que não tem guarda conjunta do aluno deverão procurar a secretaria da
escola, a fim de apresentar documentação judicial referente, bem como informar
formalmente a escola acerca de eventuais proibições e restrições, não se
responsabilizando a escola por quaisquer fatos que resultem da não observância
da presente obrigação.
7-
Uniforme:
A partir da data estabelecida
pela Direção Escolar em comunicado enviado para os pais ou responsáveis: o uso
do uniforme diariamente será obrigatório.
- Educação Infantil e Ensino
Fundamental I (maternal ao 5º Ano) – camiseta e bermuda ou short saia do
estabelecimento escolar.
- Ensino Fundamental II (6º ao 9º
Ano) – camiseta, calça, bermuda ou saia jeans na cor azul sem bordados,
rasgado, pintado ...
- Não é permitido para os alunos
o uso de: bonés, touca, capuz, gorro, em espaço físico da escola e também
camisa, camiseta, blusa sobre a camiseta de uniforme da escola.
- Na disciplina de Educação
Física o professor passará o tipo de roupa no primeiro dia de aula.
- O
uniforme é condição de frequência, ficando o aluno sujeito a não assistir aulas
ou participar de atividades por falta de uniforme, como também se o
uniforme fugir ao padrão: cor, modelo, tamanho da camiseta ou bermuda, rasgado,
pintado...
8
- Avaliações:
A
média anual para aprovação é 6,0 em cada componente curricular (disciplina).
- A
avaliação segue o Regimento Escolar.
- Para
a obtenção da média 6,0 avalia-se a aquisição de conhecimentos em testes, nos
trabalhos individuais e de grupo, seminários, tarefas diárias, participação,
criatividade, socialização, iniciativa e comunicação.
9 -
2ª chamada
Com
atestado médico e similares: com
a devida justificativa da falta do aluno, ( atestado médico ou similares) pelos
seus responsáveis, com solicitação por escrito, na secretaria das escola, feita
no prazo de 24 hs após a aplicação da avaliação.
Faltas
em avaliações sem apresentação de atestado médico ou similares: a solicitação da
2ª chamada será feita no prazo de 24 hs na secretaria da escola mediante
justificativa dos pais ou responsáveis pelo aluno e do pagamento da taxa de 2ª
chamada.
10
- Recuperação paralela:
-
O aluno terá direito a uma nova avaliação que será realizada após o resultado
da avaliação bimestral, não haverá aula de reposição de conteúdo.
11-
Avaliação final:
A
avaliação final ( recuperação especial ) será realizada após o encerramento do
IV Bimestre e quando a média anual (MA) for inferior a 6,0.
12
- Material:
- Livros literários e paradidáticos: Devem ser adquiridos no tempo marcado para sua leitura.
Constam em lista e por isso fica a critério do professor a data de início do
trabalho.
- Arte: Cada aluno deve apresentar o material necessário
solicitado pela(o) professora(o). A reposição do material de arte é de
responsabilidade dos pais.
-
A Agenda Escolar - O
uso da agenda escolar é obrigatório todos os dias sendo o professor da 1ª aula
fará a verificação da mesma. Caso o aluno esqueça a agenda, será advertido
verbalmente e comunicado a direção escolar. Na segunda incidência o aluno será
advertido formalmente e ao completar a 3ª ficará suspenso das aulas,
permanecendo na escola (fazendo atividades fora da sala de aula).
- Os
responsáveis devem adquirir o material conforme a lista fornecida no ato da
matrícula e entregá-los nas datas previstas, ficando o aluno sujeito a não
participar das atividades escolares enquanto a solicitação não for atendida.
13
- Uso do classificador:
A
escola não recomenda o uso do classificador aos alunos até o 6º ano.
14
- Aulas de campo:
Para o
aluno participar das aulas de campo ou atividades sociais e ou culturais fora
da escola, é necessário a assinatura da autorização pelos pais ou responsáveis
e o pagamento das despesas com transporte, alimentação e ingressos.
- É
importante a participação, pois cada atividade está diretamente ligada ao
conteúdo ministrado na sala de aula.
- É
fundamental que o aluno se apresente na hora marcada para a saída. Ficamos
desobrigados a retardar a saída esperando alunos com atraso.
- O aluno que mantiver
indisciplina contínua na escola, fica sujeito a não participar das atividades
deste gênero.
15
- Encontro pedagógico com os pais ou responsáveis:
É muito
importante que os pais ou responsáveis participem de todos os encontros
propostos e que também atendam ao chamado da escola sempre que necessário.
- A
escola está sempre a disposição para o atendimento aos responsáveis pelo
aluno. Agendem por telefone sua conversa com a
coordenação.
16-
Aniversário das crianças:
- A escola não dispõe de um espaço para comemoração dos
aniversários dos alunos da educação infantil e Ensino Fundamental e geralmente
é feito dentro da sala de aula. Os responsáveis deverão procurar com
antecedência a Direção Escolar para agendar.
17
- Lanche:
A
criança pode trazer o lanche de casa ou comprar na cantina da escola.
18 - Atendimento médico
- hospitalar e urgências / medicamentos
Quando
um aluno sofre qualquer acidente na escola, a primeira providência é o contato
com o responsável. Caso não seja encontrado, a escola providencia os primeiros
socorros.
-
A escola não medica alunos. O uso
de uma medicação inadequada traz graves consequências.
-
Necessitando que a professora medique o aluno, favor enviar o medicamento, a
receita médica ou autorização na agenda, por escrito e devidamente assinada
pelo responsável, contendo o nome do medicamento, horário e dosagem do mesmo.
19
- Disciplina e ordem:
A
escola tem dedicado muita atenção a estes itens, porque são geradores de um bom
aproveitamento escolar.
- É necessário que o aluno tenha limites e
para isto o apoio da família é fundamental, compreendendo e apoiando as
atitudes da escola, conhecendo o Regimento Escolar e o Projeto Político
Pedagógico:
- O
Projeto Político Pedagógico contém detalhadamente as ações que a escola aplica
aos alunos que apresentam atitudes comportamentais inadequadas.
20
- Faltas graves: na parte do Regimento escolar. É vedado ao aluno.
1-
Brigas ou formação de grupos para algazarras no interior da escola e ou
imediações.
2-
Reincidência na indisciplina.
3-
Brincadeiras de mau gosto com consequências imprevisíveis e ou qualquer atitude
que caracterize bulling.
4-
Faltar aulas intencionalmente.
5-
Desacatar a direção, coordenação, professores, colegas e demais colaboradores
da escola.
6-
Falsificação de documentos e/ou assinaturas como também a não entrega de
comunicados aos pais.
7-
Desrespeito à integridade moral e pessoal de colegas, direção, coordenadores,
professores e demais colaboradores da escola, inclusive por meio eletrônico ou
redes sociais.
8-
Danos ao patrimônio da escola e/ou terceiros.
9- Sair
e adentrar a escola sem permissão.
10-
Demonstrações de namoro na escola e imediações.
11-
Fraudes durante as avaliações.
12 –
Uso de celular, mp3, tablets e demais dispositivos eletrônicos na sala de aula.
Salvo com a autorização do professor junto a Direção Escolar para fins de
trabalhos e apresentações.
21
- Medidas educativas aplicadas ao aluno com atitudes comportamentais
inadequadas:
1-
advertência verbal
2-
advertência escrita
3-
reunião com a família / assinatura do Termo de Conduta pelos pais
4 -
suspensão / assinatura do Termo de Conduta pelos pais
5 -
apreciação do Conselho de Classe para avaliação da conduta disciplinar e da sua
permanência na escola
transferência pedagógica.
22
- Objetos que são esquecidos na escola:
Quando
encontrados, são entregues na secretaria da escola para a devida devolução.
- A
escola não se responsabiliza e não indeniza pelas perdas.
-
Pede-se que alunos não tragam para a escola objetos de valor e não deixem os
mesmos nas escadas, bancos e corredores.
- Cada
aluno é responsável pelos objetos trazidos para a escola e também pelos objetos
e ou materiais didáticos que emprestam a outros alunos.
23
- Objetos/ materiais estragados pelo aluno:
É de
inteira responsabilidade do responsável pelo aluno, o custo do conserto de
todos os objetos ou materiais estragados pelo mau uso: cadeiras, mesas,
saboneteiras, paredes pichadas, etc... em suas dependências como também de
terceiros: colegas, professores e demais colaboradores.
- Caso
haja algum dano o valor do conserto será adicionado e cobrado no boleto da
mensalidade seguinte.
24
- Tarefas de casa:
O aluno
tem tarefa de casa diariamente, se não acontecer assim, procure a coordenação
para esclarecimentos. - Verifiquem diariamente a agenda do aluno.
- Os
trabalhos entregues após a data marcada recebem menor valor na avaliação.
25
- Conselho de Classe:
- O
conselho de classe é soberano em sua decisões, conforme legislação
vigente, para fins de avaliação do processo de desenvolvimento dos alunos
como também das sanções nas medidas educativas.
- No
calendário escolar estão previstos no final de cada bimestre.
26
- Atividades esportivas:
As
atividades esportivas do currículo escolar são realizadas no horário de aula.
- A
educação física do 6º ao 9º ano é obrigatória, o aluno somente é dispensado com
atestado médico.
- As
aulas são ministradas no período matutino.
27
- Agenda escolar:
A
agenda escolar é de uso obrigatório por conter espaço próprio para a utilização
dos professores, pais, coordenadores e também informações pedagógicas
importantes para o ano letivo.
- Faz
parte da lista de material do aluno.
28
- Comunicados enviados aos pais:
Os
comunicados enviados aos pais dos alunos do maternal ao 5º ano são
anexados na agenda e dos alunos do 6º ao
9º ano são entregues aos alunos na
sala de aula.
- É de
inteira responsabilidade dos pais verificarem diariamente os comunicados da
escola.
29
- Período integral:
O
período integral é um evento opcional, para participar o aluno tem que estar
devidamente matriculado no ensino regular. Maiores informações na secretaria da
escola.
30
- Sistema de
Circuito Fechado (câmeras de segurança)
A
escola possui - Sistema de Circuito Fechado (câmeras de segurança).
- Todas
as imagens são de caráter sigiloso/confidencial, os arquivos são restritos à
escola, salvo ordem judicial.
Senhores
pais, a participação do Colégio Caminho das Letras como
parceira na formação de seu filho muito nos alegra.
O
presente Manual da Família foi elaborado para que possam acompanhar as
atividades escolares e também conhecer o funcionamento da escola.
Agradecemos
a sua confiança.
Alanan
Marques de Souza Silva
Diretora
geral