Colégio Caminho das Letras
Missão, Visão e Valores
Dizem que mais difícil do que adquirir novos conhecimentos é conseguir desprender-se dos velhos. Abandonar uma ideia supõe renunciar a uma parte de nosso pensamento – daquele que consideramos verdade durante muito tempo – e deixar-se fascinar pelo insólito.
(Moreno et al, 1999)
A escola CCL tem por função proporcionar ao educando o desenvolvimento das habilidade de observação, interpretação, julgamento e conclusões próprias, despertando o espírito crítico, através de sua própria curiosidade, para que este busque explicar e questionar a sua realidade.
No desenvolvimento da proposta pedagógica, os processos de ensino e de aprendizagem fundamentam-se nas teorias e práticas pedagógicas, as quais subsidiam o cotidiano escolar e sistematizam todas as situações de aprendizagem.
Nesse contexto, no processo de ensino e de aprendizagem, sob a óptica da perspectiva histórico-cultural, a criança é vista como um sujeito concreto, histórico, que aprende e desenvolve a partir das experiências vividas em seu cotidiano e pelas trocas no processo de interação que deve permitir a mediação de sujeitos mais experientes, mediante uma intervenção pedagógica planejada pela escola e pelo professor.
Para oportunizar a apropriação do conhecimento, três momentos são relevantes para que gradativamente o aluno possa ampliar e rever sua forma de ler o mundo e representá–lo: a socialização, a individualização e a interação.
(Moreno et al, 1999)
No desenvolvimento da proposta pedagógica, os processos de ensino e de aprendizagem fundamentam-se nas teorias e práticas pedagógicas, as quais subsidiam o cotidiano escolar e sistematizam todas as situações de aprendizagem.
Nesse contexto, no processo de ensino e de aprendizagem, sob a óptica da perspectiva histórico-cultural, a criança é vista como um sujeito concreto, histórico, que aprende e desenvolve a partir das experiências vividas em seu cotidiano e pelas trocas no processo de interação que deve permitir a mediação de sujeitos mais experientes, mediante uma intervenção pedagógica planejada pela escola e pelo professor.
Para oportunizar a apropriação do conhecimento, três momentos são relevantes para que gradativamente o aluno possa ampliar e rever sua forma de ler o mundo e representá–lo: a socialização, a individualização e a interação.
MISSÃO:
Educar para o futuro, criando condições para que seus alunos possam assumir com autonomia e responsabilidade o protagonismo de sua própria formação integral e humana, permitindo-lhes avaliar e incorporar inovações e mudanças do mundo contemporâneo.
VISÃO:
Ser um Colégio de Referência pela qualidade em educação, reconhecida pelos resultados do processo de ensino – aprendizagem e desenvolvimento humano.
VALORES:
Ética, Relacionamento humano, Respeito à diversidade, Pluralismo de idéias, Inovação, Criticidade, criatividade e Sabedoria.